Na comunicação visual, há inúmeras possibilidades de recursos, dentre eles, os letreiros luminosos para a fachada. Uma das principais finalidades da utilização desse elemento visual é chamar a atenção do público para o nome da empresa.
O engenheiro civil, responsável pela Bump Comunicação Visual, Ralph Chezzi, explica que os letreiros precisam estar em local com grande fluxo de pessoas, de maneira que possam ser facilmente visualizados de ângulos variados:
“É preciso comunicar a marca, de maneira leve e ao mesmo tempo sofisticada. Letreiros luminosos para a fachada, por exemplo, que já possuem o recurso da iluminação para chamar a atenção, precisam ser instalados com maior atenção. O desequilíbrio em recursos nos letreiros, podem, ao invés de chamar a atenção do público, provocar desconforto visual”, alerta.
Leia: Design com pictogramas na comunicação visual requer alguns cuidados
Entenda qual a vantagem de usar letreiros luminosos
Dentre as principais vantagens da utilização dos letreiros luminosos para a fachada está o destaque ao estabelecimento nos períodos diurno e noturno.
“A luz é refletida na parede, fazendo o contorno nas letras e logotipo, o que gera um aspecto harmonioso que chama a atenção de quem transita pelo local”, explica Chezzi.
Além disso, os letreiros luminosos para a fachada podem ser instalados em paredes de diferentes materiais como: madeira, parede falsa, placas de ACM, entre outros, sem descaracterizar o design já estabelecido pela empresa:
“Para a fabricação dos letreiros utiliza-se a identidade visual da própria empresa, respeitando o padrão da marca, características das fontes utilizadas e logomarca”, acrescenta o especialista.
O processo de fixação do letreiro também é muito importante, geralmente é realizado com pinos de aço, mas a instalação variará de acordo com as características do local.
Quando os letreiros luminosos são as melhores opções?
Letreiros luminosos para a fachada são indicados, principalmente quando a ideia é trazer destaque ao estabelecimento, inclusive, no período noturno.
“Em um contexto de um estabelecimento do segmento de restaurantes, por exemplo, que fica em uma rua com muitos outros restaurantes. É essencial investir em um letreiro luminoso para garantir a visibilidade do local, inclusive, durante a noite”, explica Chezzi.
A ideia é provocar destaque no local, principalmente em cenários de grande concorrência. Um ambiente iluminado, bonito, sofisticado, chamará muito mais a atenção do que se esse recurso não fosse utilizado.
“Imagine uma rua com vários letreiros luminosos e um único estabelecimento sem iluminação, diante desse cenário, é clara a desvantagem desse estabelecimento com letreiro comum. Além disso, os letreiros luminosos para a fachada comunicam vivacidade ao estabelecimento”, acrescenta o especialista.
Além disso, as cores na iluminação podem ser utilizadas para complementar ou destacar a logomarca do negócio, tornando a fachada muito mais atraente.
Não é adequado utilizar esse material quando a fachada do estabelecimento já apresenta significativos recursos visuais ou quando utiliza iluminação em outro anúncio próximo ao letreiro.
“É preciso definir o que se deseja destacar, para que a utilização desses letreiros não provoque poluição visual”, alerta.
Confira: Letreiro para a fachada – como escolher o material e design ideal
Projeto Curitiba 381
No projeto desenvolvido pela Bump, para o edifício Curitiba 381, empreendimento realizado pela incorporadora Tegra, localizada na região Ibirapuera, São Paulo, um dos destaques ficou para o letreiro luminoso na fachada.
O letreiro foi desenvolvido a partir dos materiais (Letra caixa em chapa de aço galvanizado com pintura automotiva, iluminação interna indireta e fixação em pinos de aço com afastamento da parede).
“Na parede de tijolos, de aspecto liso, o contraste ficou por conta do letreiro luminoso no tom azul claro, gerando destaque, beleza e sofisticação ao visual do empreendimento”, conclui.