Qualquer segmento de negócio precisa contar com um bom projeto de comunicação visual, mas há alguns pontos importantes para se discutir quando o assunto é design e comunicação visual para consultórios médicos.
Ralph Chezzi, consultor em acessibilidade e responsável pela Bump Comunicação Visual, explica quais são os cuidados ao selecionar o design e comunicação visual para consultórios médicos:
“Há um código de ética específico dos consultórios médicos que precisa ser seguido. É preciso desenvolver todo o projeto de comunicação visual com cuidado para esse segmento, o que vai desde a escolha dos materiais adequados até as mensagens presentes na sinalização.”
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Detalhes no design e comunicação visual para consultórios médicos
O design e identidade do ambiente de saúde precisa contar com alguns cuidados importantes como:
Cuidado na elaboração de todo o material institucional, cuja finalidade é educar os pacientes quanto à identidade do local;
A fachada do consultório médico também precisa ser desenvolvida com muito cuidado, cada especialidade deverá ter uma identidade específica;
Os itens de papelaria como cartão de visitas, receituário médico, envelopes, pastas, entre outros, também precisam estar de acordo com todo o projeto de comunicação visual;
Acessibilidade é outra preocupação fundamental para consultórios médicos e precisa estar presente, garantindo o acesso a TODAS as pessoas no local.
Sinalização de emergência nos consultórios médicos
Chezzi esclarece sobre a necessidade da sinalização de emergência conforme a NBR 13434:
“Todos os estabelecimentos precisam respeitar os códigos do Corpo de Bombeiros, quanto à sinalização de segurança que precisa englobar: proibição, alerta, orientação e salvamento, equipamentos e sinalização complementar. As sinalizações quanto às rotas de fuga e saídas de emergência, por exemplo, são imprescindíveis em todas as edificações de uso público.”
Além da sinalização de rotas de fuga e saídas de emergência, também compõem a sinalização de emergência a indicação das placas de bombeiros, que indicam o uso de equipamentos como extintores e mangueiras, medidas de salvamento, entre outras.
Design e comunicação visual com sofisticação e leveza nos consultórios médicos
É preciso ter todo o cuidado quanto ao design e comunicação visual para esse segmento. “Os materiais utilizados na sinalização de emergência, por exemplo, precisam conter o recurso fotoluminescente e serem a prova de fogo. Já as demais sinalizações precisam ser elaboradas em material apropriado que facilitem a higienização e ser resistentes à utilização do álcool”, acrescenta o especialista.
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Projeto de Comunicação Visual para a Intermédica
Realizado pela Bump, o projeto de comunicação visual para a empresa Intermédica, contou com placas de sinalização e letreiro personalizado, respeitando a identidade visual da empresa.
Materiais – Para as placas foi utilizada chapa de ACM Branco 3mm com impressão direta U.V. E para o letreiro, chapa de acrílico 10mm com pintura automotiva.
“Não se pode fugir muito da proposta da identidade visual dos consultórios, mas ainda assim, é possível manter o padrão de qualidade, unindo beleza e sofisticação em todo o projeto”, acredita o consultor.
Para o design e comunicação para consultórios médicos é preciso se guiar pela identidade visual existente da marca, para garantir um resultado excelente:
“Nesse trabalho da Intermédica, por exemplo, embora a empresa já tivesse uma identidade visual, era preciso respeitá-la e garantir o resultado final excelente, isso só é possível unido experiência à qualidade”, conclui.