A comunicação visual é fundamental para transmitir mensagens e apresentar sua empresa, produtos e serviços para as pessoas.
Imagine um mundo sem placas, sinalizações e indicativos?
Viveríamos o caos, pois não seria praticamente impossível encontrar um endereço, localizar uma empresa ou estar atento a algum possível perigo à nossa frente.
Além disso, esse recurso pode fazer toda a diferença nas escolhas realizadas por consumidores, pois a partir do sentido da visão é que a primeira impressão é formada.
Isso significa que esse recurso colabora efetivamente com:
- informações,
- despertar da atenção,
- tomada de decisão.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre o assunto e a sua importância no dia a dia das corporações. Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!
O que é comunicação visual?
Define-se como comunicação visual todo processo de transmissão e recepção de informações por meio de recursos que envolvem a visão.
Essas informações estão nas:
- cores,
- formas,
- imagens,
- ilustrações,
- textos.
Como exemplo, o cidadão sabe exatamente quando pode avançar em um semáforo, observando apenas cores.
Também consegue identificar o melhor local para atravessar uma rua, observando as faixas brancas pintadas no asfalto.
Porém, esse recurso vai muito além disso, porque uma placa, totem ou letreiros bem organizados definem e inspiram as pessoas a entrarem em um determinado local ou despertam vontades e desejos.
Qual a sua importância para as empresas?
Como já vimos, a comunicação visual é um grande facilitador para que as pessoas possam se localizar e tomar decisões a partir de informações que envolvem recursos voltados à visão.
De acordo com a maior autoridade mundial de marketing, Philip Kotler, a promoção e divulgação da empresa, serviços e produtos é um dos 4 itens essenciais para que um negócio tenha sucesso.
Para isso é preciso que essas informações estejam disponíveis através de:
- placas,
- postes,
- adesivos,
- totens,
- diretórios,
- letreiros, etc.
Através dessas ferramentas de comunicação as pessoas economizam tempo, pois conseguem rapidamente localizar o que estão procurando ou seguir em determinado sentido que as levam ao seu objetivo.
Também colaboram para que de forma rápida o consumidor entenda o que o seu estabelecimento oferece em termos de produtos e serviços, apenas apresentando uma imagem e poucas palavras escritas.
O visual colabora para que as pessoas retenham a informação, ou seja, quando bem elaboradas, fazem com que um consumidor pense a respeito por um longo tempo.
Por fim, colaboram de forma eficaz para firmar uma boa impressão aos visitantes, quando é possível apresentar através da comunicação visual:
- seriedade,
- organização,
- profissionalismo,
- qualidade.
Conheça a Bump Comunicação Visual!
A Bump Comunicação Visual colabora com milhares de empresas que desejam fortalecer relacionamentos com seu público e facilitar o processo de informar e indicar locais e processos.
Atuando no mercado desde 1997, desenvolve projetos e soluções para os mais diversos segmentos do mercado, oferecendo ações como:
- identificação de locais,
- orientação e direcionamento,
- materiais de combate a incêndios,
- sinalizações de segurança,
- quadros de gerenciamento, etc.
Além disso, a Bump Comunicação Visual oferece soluções de acessibilidade, ou seja, placas em Braile, pisos e mapas táteis, além de faixas alerta, facilitando e possibilitando que pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida possam ter acesso e trafegar com segurança nos diversos espaços de sua empresa.
Nossas soluções colaboram com eficiência nos processos de comunicação, estando presentes em estabelecimentos como:
- ambientes corporativos,
- construtoras,
- consultórios, clínicas e hospitais,
- stands de venda,
- shopping center,
- hotéis,
- escolas e universidades,
- clubes, etc.
Se a sua empresa deseja melhorar ou iniciar um bom projeto de comunicação visual para intensificar a relação com o seu público-alvo, conte conosco. Acesse nosso site e conheça a estrutura e soluções que oferecemos a nossos clientes!
(Imagens: divulgação)