A sinalização de emergência NBR 13. 434 são garantias de que o espaço está apropriado para receber pessoas com segurança. Em situações de incêndio ou na prevenção de eventuais acidentes, a comunicação visual auxilia em como utilizar alarmes, extintores, quais são os locais de risco, além de sinalizar sobre as rotas de fuga.
Todas as empresas necessitam se preocupar com a sinalização de incêndio e placas de segurança? Confira as leis em sinalização de emergência NBR para edifícios, situações laborais e espaços públicos.
Quais empresas devem se preocupar com sinalização de emergência NBR?
As placas de segurança e combate a incêndios, por exemplo, são medidas obrigatórias para todas as empresas, independente do número de funcionários ou estrutura física.
A única diferença é que os projetos de comunicação visual serão aplicados em situações distintas, que seria espaços laborais (obras, reformas, dentre outros) e sinalização no combate ao incêndio e pânico.
Portanto, negócios de um modo geral devem se preocupar com a regularidade das placas de sinalização no combate a incêndios. Já as empresas que prestam serviços em obras, indústrias químicas, reformas e serviços gerais, necessitam da comunicação visual e sinalização de segurança para trabalhadores e visitantes que percorrem pelo espaço.
Segmentos que necessitam de placas de sinalização e segurança NBR em situações laborais (de trabalho)
Alerta de segurança:
Indústrias gerais: principalmente aquelas que lidam com equipamentos e manuseio de máquinas, compostos químicos, eletricidade e alta tensão, dentre outros;
Leia também: Entenda quais são as regras de acessibilidade para hotéis
Obras e empresas que atuam no setor de construção civil, reformas, etc;
Espaços laborais que oferecem qualquer tipo de risco à saúde ou integridade física do trabalhador.
De um modo geral todas as empresas obrigatoriamente devem possuir placas de sinalização de emergência seguindo a NBR 13.434. De acordo com engenheiro Ralph Chezzi, da Bump Comunicação Visual, a norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), realizou ajustes nas leis de sinalização com intuito de alertar em situações de risco.
Além dos equipamentos que atuam no combate a incêndios e a sinalização visual, é recomendado que os funcionários recebam o devido treinamento em situações de incêndio oferecido pela de equipe de Corpo de Bombeiros.
“As placas de sinalização de emergência NBR são diferenciadas por símbolos, cores e mensagens que auxiliam as pessoas ao uso correto dos equipamentos, como na evacuação do prédio, apontando as rotas de saída para garantir a segurança”, alerta.
A sinalização de emergência e informativos também atua na prevenção de acidentes, como no controle de vazamentos, incêndios e explosões nos ambientes propensos a esses riscos.
NR-26: o que significa as cores em sinalização de segurança?
Amarelo: geralmente a placa é utilizada para alertar quanto a piso molhado, espaço sujeito a quedas, desníveis, bordas e outros;
Confira: Importância da sinalização de segurança para obras.
Vermelho: fará parte de medidas e aparelhos relacionados no combate a incêndios. Próximo aos hidrantes, extintores, alarme de incêndio, sirenes e outros;
Laranja: utilizado em fábricas e indústrias que lidam no espaço laboral com equipamentos que podem oferecer risco a saúde e integridade física do trabalhador;
Azul: é um dispositivo de segurança utilizado para ambientes de instalação de água, chuveiros, localização de EPIS e outros;
Branco: pode indicar passarelas e locais de circulação contínua de pessoas;
Roxo: local onde há material radioativo enterrado;
Preto: ambiente onde estão localizados os coletores de resíduos.
Regras de implementação da sinalização de emergência NBR
Sinalização em casos de salvamento: devem ser fixadas numa altura visível a todos, indicando as saídas estratégicas para pessoas com deficiência, como rampas, e escadas de emergência. A sinalização para os equipamentos são fixadas acima dos itens.
Placas em destaque: as placas de comunicação visual deve se destacar da cor da parede, inclusive obter diferenciação das demais placas indexadas. É obrigatória a indexação com alta visibilidade e em locais de circulação de pessoas.
Materiais específicos: sinalização de emergência e salvamento de acordo com a norma DIN (67510) deve ser produzida com materiais resistentes e com fotoluminescência.