Todo planejamento no momento de conduzir uma campanha de marketing é essencial, mas no momento de sua execução o desafio é atingir o objetivo proposto, para isso, é fundamental pensar nos elementos de comunicação visual que serão utilizados, quais os materiais mais indicados e mensagem a ser repassada ao público.
Os totens para campanhas de marketing são sempre uma boa alternativa, porque cumprem com maestria o papel de repassar a mensagem, unindo beleza e identificação por meio das cores da marca, e claro, chamando a atenção do público.
Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump Comunicação Visual, explica sobre a versatilidade da utilização dos totens:
“Na comunicação visual, esse recurso é imprescindível e pode ser apresentado de uma forma básica mais simples, assim como pode contar com outros recursos como letras caixa de LED, caixa acrílica e backlight. Esse é aquele elemento visual que agrega em qualquer proposta de divulgação de uma empresa e que no marketing é indispensável.”
A prefeitura de Maricá, Rio de Janeiro, por exemplo, no final do ano passado, instalou totens com frascos de protetor solar para aplicação gratuita no calçadão das Lagoas de Araçatiba e das Amendoeiras. A mensagem no totem, nessa campanha institucional, que apresentava uma imagem de prancha de Surf era: Em Maricá o Sol é para todos e o protetor também.
Outro exemplo interessante foi o totem interativo da TIM, instalado nas estações de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e no Brás, em São Paulo. As pessoas que passavam pelos locais de grande movimentação podiam tirar uma ‘selfie digital’ com as estrelas da campanha, como as cantoras Simone & Simaria, os influenciadores Edu e Fih do Diva Depressão e Camila Loures e Raquel Motta do meme “três reais”.
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Entenda quando os totens podem ser usados em campanhas de marketing
Os totens podem ser utilizados sem restrição nas campanhas de marketing, a única ressalva é que precisam estar de acordo com o propósito da campanha. A ideia geralmente é chamar a atenção do público para a marca, portanto, é preciso definir de maneira estratégica quais os materiais mais indicados e recursos que esses totens precisam ter.
“As marcas de fast food, por exemplo, geralmente utilizam uma imagem bonita de alguns dos seus principais pratos e a apresentam em totens iluminados espalhados em pontos estratégicos nas cidades. Outro recurso utilizado por muitas marcas é o totem interativo que apresenta slides da campanha com imagens e mensagens, o que também é algo que costuma chamar muito a atenção das pessoas”, explica Chezzi.
Os totens para campanhas de marketing são indicados em casos, como:
Alcance de maior público – para isso, os totens precisam ser posicionados em pontos específicos junto ao público de interesse;
Para reafirmar a mensagem da marca – não importa o tempo que a marca tem no mercado, é fundamental reafirmar sua mensagem e propósitos junto ao público;
Para inovar na campanha – totens interativos, por exemplo, costumam chamar a atenção do público e provocam encantamento com a marca;
Na educação do público – quando a marca deseja orientar as pessoas, o totem pode ser um importante recurso para esse fim, e o melhor, de maneira não invasiva;
Para o anúncio de promoções – totens infláveis geralmente são uma boa pedida para essa finalidade, principalmente aqueles que ‘imitam’ o produto.
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Totens para shoppings e lojas são imprescindíveis
Nos shoppings e lojas os totens para campanhas de marketing são essenciais, o tipo interativo é um dos mais utilizados, pois permite a facilidade do manuseio por parte das pessoas e ajuda na localização de lojas e pisos.
Esse modelo de totem interativo quando inativo, pode servir como recurso de divulgação de atrações e notícias.
“Vale lembrar a importância da utilização dos totens nas garagens dos shoppings para facilitar a localização e melhorar o tráfego no local. Além disso, algumas lojas podem utilizar o totem iluminado em ponto próximo à sua localização, como maneira de orientar as pessoas para que as encontrem”, salienta o engenheiro.
Vantagens da utilização dos totens e principais materiais
Dentre as principais vantagens da utilização dos totens para campanhas de marketing, estão:
Sinalização móvel;
Acabamento mais sofisticado;
Apresenta alta qualidade e resistência;
Durabilidade.
“Os totens são produzidos em estruturas metálicas e podem ser revestidos em chapa de aço galvanizada com pintura automotiva ou a pó, aço (inox, escovado, polido), ACM (alumínio composto) e MDF. Podem ter as informações iluminadas através de chapa de acrílico translucida e LED´s, Quando não iluminados, as informações podem ser impressas diretamente no substrato por impressão U.V e vinil auto adesivo recortado”, esclarece Chezzi.
A escolha do melhor modelo de totem e do material mais adequado dependerá do projeto de divulgação e do contexto. Dentre os mais utilizados estão os totens adesivados backlight; totens adesivados em vidro; totens adesivados em MDF e totens adesivados em acrílico.
Já nos casos de clínicas de estética, clínicas odontológicas, resorts, hotéis, por exemplo, os totens à base de vidro costumam ser indicados pelo toque de sofisticação e leveza à peça de campanha. “É claro que essa escolha dependerá do projeto de comunicação visual, do objetivo do cliente, entre outros fatores”, acrescenta.
Se o projeto de uma marca tem como intuito a utilização de totens em locais estratégicos nas ruas da cidade, de maneira mais leve e ao mesmo tempo sofisticada, pode ser escolhido como material o acrílico, ao invés do vidro, por exemplo:
“O acrílico é um material de alta resistência (inclusive em ambiente hostil sujeito a alterações climáticas), e que oferece um acabamento perfeito. Totens nesse material costumam atender bem aos objetivos de beleza e durabilidade da campanha de comunicação visual para a marca”, esclarece o especialista.
O principal cuidado está na escolha do totem e do material que será utilizado em sua fabricação:
“Além da importância da escolha dos totens para campanhas de marketing, é fundamental garantir a qualidade e durabilidade do material, portanto, escolher uma empresa experiente em comunicação visual e em execução de projetos é imprescindível”, conclui.